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A saúde mental na área da Educação e o estímulo aos novos olhares

Nos últimos anos, um dos maiores desafios das escolas é entender ao certo como lidar com a saúde mental das pessoas que a frequentam. O número de crianças em situações de vulnerabilidade acentuou-se durante o período de isolamento pandêmico e isso gerou evasão escolar, não apenas pela falta de estrutura com ferramentas tecnológicas, ou ao menos sinal de internet, mas também pelas condições instáveis de saúde mental a que todos foram submetidos. 

Esses olhares atentos para todos os estudantes são indispensáveis, mas não há como negar que profissionais da Educação também precisam de um cuidado em relação a esse assunto. 

Depois de uma clara e gradativa desvalorização da carreira dos docentes ao longo dos anos, aliada ao desafio posterior de lidar com a pressão de coordenar uma sala remotamente, muitos professores encontram-se desanimados e até acomodados com a situação que envolve baixa remuneração, carga horária extensa, multiplicidade de funções e cobranças. Isso reflete em problemas de saúde dentre outras questões.

Diante disso, é importante que haja uma cobrança, da própria sociedade, e sobre políticos e gestores para que o movimento de investimentos em recursos e condições de trabalho seja algo com caráter de urgência, e que os os principais obstáculos impostos pela conjuntura sócio político-econômica não sejam tão significativos ao ponto de interferir na saúde física e mental dos servidores da Educação. 

Uma sugestão para isso, seria redirecionar a forma como a gestão lida com os professores e como isso poderia refletir positivamente na relação em sala de aula com alunos de qualquer idade. Aqui na Miedu temos soluções digitais que podem ampliar essas habilidades. Saiba mais em https://www.miedu.com.br/#/solucoes