A Língua Portuguesa, a Cultura e a Ciência
Hoje é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa e também o Dia da Cultura e da Ciência. Essa última, além de ter sido escolhida por causa do aniversário do polímata Rui Barbosa, tem como objetivo estimular a produção de conhecimento científico e expressões culturais em todo o país. Sendo assim, nada mais justo do que fazer isso por meio da nossa língua, não acha?
A língua compõe um elemento importante quando falamos de produção de Ciência. Atualmente, o Português é a terceira língua com origem europeia mais falada mundialmente, atrás, apenas, do Inglês e do Espanhol.
Fora do ambiente escolar a língua, a Cultura, a História e a Ciência se misturam o tempo todo. Depois de misturar o português de Portugal, Espanhol e ainda os idiomas dos nativos indígenas e africanos escravizados, o Português foi se moldando para ser o idioma oficial do Brasil.
Para além do Brasil, as navegações dos nossos colonizadores principais levaram a língua para diversas partes do mundo. Até hoje existem países e regiões que têm a língua portuguesa como primeira ou segunda língua, como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Timor-Leste, Macau, entre outros. Nos últimos estudos feitos nessa área, a estimativa é que a população mundial de falantes do nosso Português seja de mais de 270 milhões, com possibilidade de dobrar o número até o fim deste século. Com essa previsão significativa no número de adeptos, aumenta-se a responsabilidade para as Ciências da Língua Portuguesa, no sentido da valorização da Educação nesses países. E o Brasil, claro, não fica de fora.