Geral

A Informática Educativa como parte positiva do processo metodológico escolar

Passamos recentemente pelo Dia da Informática e entendemos que é interessante falar um pouco mais sobre o uso dessa ferramenta para melhoria na área de ensino-aprendizagem. Há tempos quebrou-se o paradigma de que trabalhar com a informática Educativa se resume a ter computadores em sala de aula como suporte de pesquisa na internet. Para muito além disso a Informática segue adquirindo, gradualmente, uma relevância no cenário educacional, onde a habilidade atua como instrumento de iniciação na aprendizagem tecnológica, assim como, uma ação no meio social, visto que a sociedade está, cada dia mais, digital. Portanto, a Educação, em sua constante mudança, segue se reestruturando para que a escola continue sendo um dos principais canais de construção de  consciência social do ser humano. 

Já não se faz mais necessário justificar a introdução da Informática na escola, até porque hoje já existe consenso quanto à sua importância. Um dos motivos que comprovam isso, é o termo Informática Educativa, que refere-se ao uso do computador e todas suas ferramentas na sala de aula como método complementar do ensino em qualquer nível escolar. Mais do que uma simples aula de informática para professores e alunos, esse termo consegue trazer as características essenciais do domínio do computador junto com a possibilidade de aprender ainda mais sobre outras disciplinas. Assim, a pessoa tem contato com os conteúdos de sala e ainda torna-se protagonista de seu próprio conhecimento, pois, com tantas informações na tela, de forma acessível, a possibilidade do aumento da curiosidade levar a querer pesquisar ainda mais, é muito maior.   

O objetivo deve ser que o computador e as tecnologias de acesso à informação e comunicação devem facilitar, auxiliar e promover novas aprendizagens e formas de conhecimento, assim como permitir a inclusão dos que não tem acesso a isso fora do ambiente escolar. A escola, como principal interessada na evolução social por meio da Educação, deve ajudar nessa missão, e cada dia mais, unir as ferramentas tecnológicas para lidar com a melhoria na qualidade educativa.

Como o professor é o principal agente de inserção da informática na rotina escolar dos alunos, assim como auxiliar na descoberta de seus recursos, é necessário que eles também tenham formação e apoio, além de se apropriar das tecnologias de forma progressiva para benefício do próprio trabalho. 

Gostou do conteúdo? Compartilha!