A importância do currículo escolar
O caminho percorrido pelos estudantes durante sua vida escolar é pautado pelo currículo, em que são organizados os conteúdos que o aluno deve aprender ao longo de cada ano letivo. Esse plano, nos últimos anos, começou a ser constituído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) documento que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
A BNCC norteia a formulação dos currículos das redes de ensino no Brasil através das competências gerais, específicas e habilidades que se espera serem desenvolvidas em cada etapa da Educação Infantil ao Ensino Médio. O currículo, por meio da proposta da BNCC, tem o objetivo de promover uma educação de qualidade com equidade para todos os estudantes, sejam de escolas públicas ou privadas.
O currículo escolar não é algo estático, mas sim orgânico e adaptável a todas realidades. Ele deve ser construído ao longo do ano letivo por cada instituição de ensino levando também em consideração as suas propostas pedagógicas e as necessidades de ensino-aprendizagem dos alunos. Nesse plano, devem estar previstos não apenas os saberes ensinados na teoria, mas aspectos humanos e sociais, como comportamentos e valores que são repassados aos estudantes em cada aula.
Mas como manter o desenvolvimento dessas competências e habilidades durante o período de pandemia da Covid19 e aulas remotas? Teremos uma live com a participação da professora de educação básica da rede pública e diretora do Centro de Formação Continuada da SEMED/Aracaju, Gabriela Zelice, e o consultor e especialista em currículo escolar, João Paulo Cêpa, para explicar como deve ser feita a elaboração de currículo durante este ano atípico e quais critérios devem ser aplicados para a priorização da aprendizagem essencial. O bate-papo acontece na próxima quarta-feira (30), às 19h, no youtube da Miedu.