Educação, Inclusão Digital, Internet

A importância da inclusão digital na educação

Um projeto inovador desenvolvido por uma ONG na cidade paraguaia Caacupé, transformou a educação e vida de alunos, pais e toda a comunidade, através da inclusão digital. Com acesso a computadores na escola e também em suas casas, os estudantes têm um novo modelo em educação na era digital.
A iniciativa da ONG Paraguay Educa, organização sem fins lucrativos dedicada a projetos de tecnologia e educação, distribuiu laptops para cerca de 10.000 crianças e 350 professores da região, desde 2009. O projeto Una Computadora Por Ninõ (Um
computador por aluno) tem o objetivo de atrelar a tecnologia ao desenvolvimento educacional dos alunos. Em Caacupé, município
a 60 Km de Assunção – capital do Paraguai, os estudantes beneficiados pelo projeto estudam em 40 escolas particulares e públicas de zonas rurais, urbanas e indígenas.
Segundo Federico Filártiga Callizo, membro da Paraguay Educa, a inclusão digital chega não somente às crianças, mas também aos pais, familiares e à comunidade como um todo, já que as máquinas podem ser transportadas para qualquer lugar. Os professores passam por uma capacitação de 150 horas na qual aprendem técnicas sobre o uso criativo e inovador do computador, o que os ajuda no desenvolvimento de um plano de aula dinâmico e eficaz, além da elaboração de exercícios disponibilizados virtualmente. As aulas tormam-se mais interativas e atrativas aos alunos.
Dados do ISE (Instituto Superior de Educação Dr. Raúl Peña), do Paraguai, comprovam que a adesão dos professores ao uso diário dos computadores, na preparação e realização de suas atividades em sala de aula, chega a 70% e em sua maioria, eles avaliam como positivo o uso da internet como ferramenta de aprendizagem. De acordo com uma pesquisa da própria ONG o índice de evasão escolar diminuiu, e hoje chega a 0,5% dos alunos, além de outros benefícios como o acesso a carteira de identidade e regularização da vacinação. Mais informações e noções de cidadania que antes eram restritos, estão mais perto da comunidade. Os computadores são usados ainda em outros projetos como Sonidos de la Tierra, onde os estudantes aprendem a criar e produzir músicas a partir de técnicas de edição em computadores.
Em junho deste ano a Paraguay Educa realizou a campanha #Conoceme, que significa Conheça-me, em tradução livre. A campanha visa mostrar os resultados e impactos do projeto Una Computadora Por Ninõ, causados no dia a dia dos estudantes. Durante um mês crianças beneficiadas pelo projeto, gravaram depoimentos de até 1 minuto em seus próprios laptops, onde contam como o uso da tecnologia os ajudam em seu cotidiano.
Inspirado em exemplos como este, a Mídias Educativas procura inovar em conceitos, ideias e funcionalidades no desenvolvimento de cada projeto, para que o programa seja dinâmico e prazeroso aos usuários.
Fonte: Cidade digital tem um computador por aluno – Porvir

Um projeto inovador desenvolvido por uma ONG na cidade paraguaia Caacupé, transformou a educação e vida de alunos, pais e toda a comunidade, através da inclusão digital. Com acesso a computadores na escola e também em suas casas, os estudantes têm um novo modelo em educação na era digital.

A iniciativa da ONG Paraguay Educa, organização sem fins lucrativos dedicada a projetos de tecnologia e educação, distribuiu laptops para cerca de 10.000 crianças e 350 professores da região, desde 2009. O projeto Una Computadora Por Ninõ (Um computador por aluno) tem o objetivo de atrelar a tecnologia ao desenvolvimento educacional dos alunos. Em Caacupé, município a 60 Km de Assunção – capital do Paraguai, os estudantes beneficiados pelo projeto estudam em 40 escolas particulares e públicas de zonas rurais, urbanas e indígenas.

Segundo Federico Filártiga Callizo, membro da Paraguay Educa, a inclusão digital chega não somente às crianças, mas também aos pais, familiares e à comunidade como um todo, já que as máquinas podem ser transportadas para qualquer lugar. Os professores passam por uma capacitação de 150 horas na qual aprendem técnicas sobre o uso criativo e inovador do computador, o que os ajuda no desenvolvimento de um plano de aula dinâmico e eficaz, além da elaboração de exercícios disponibilizados virtualmente. As aulas tormam-se mais interativas e atrativas aos alunos.

Dados do ISE (Instituto Superior de Educação Dr. Raúl Peña), do Paraguai, comprovam que a adesão dos professores ao uso diário dos computadores, na preparação e realização de suas atividades em sala de aula, chega a 70% e em sua maioria, eles avaliam como positivo o uso da internet como ferramenta de aprendizagem. De acordo com uma pesquisa da própria ONG o índice de evasão escolar diminuiu, e hoje chega a 0,5% dos alunos, além de outros benefícios como o acesso a carteira de identidade e regularização da vacinação. Mais informações e noções de cidadania que antes eram restritos, estão mais perto da comunidade. Os computadores são usados ainda em outros projetos como Sonidos de la Tierra, onde os estudantes aprendem a criar e produzir músicas a partir de técnicas de edição em computadores.

Em junho deste ano a Paraguay Educa realizou a campanha #Conoceme, que significa Conheça-me, em tradução livre. A campanha visa mostrar os resultados e impactos do projeto Una Computadora Por Ninõ, causados no dia a dia dos estudantes. Durante um mês crianças beneficiadas pelo projeto, gravaram depoimentos de até 1 minuto em seus próprios laptops, onde contam como o uso da tecnologia os ajudam em seu cotidiano.

Inspirado em exemplos como este, a Mídias Educativas procura inovar em conceitos, ideias e funcionalidades no desenvolvimento de cada projeto, para que o programa seja dinâmico e prazeroso aos usuários.

Fonte: Cidade digital tem um computador por aluno – Porvir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *