Geral

A família e a terceirização da Educação

Em nosso último texto, comentamos sobre a importância da parceria entre a família e a escola nessa nova fase da Educação brasileira. Hoje, falaremos sobre os cuidados que as famílias precisam ter em não terceirizar tudo o que se refere aos estudos das crianças.

A Sociologia diz que a família é a primeira noção de sociedade que os pequenos têm, com isso, a necessidade de fazê-los entender sobre regras, limites e compromissos também faz parte do papel dos pais e responsáveis. Dessa forma, é necessário que os pais participem da Educação dos seus filhos e não esperem que essa área da vida deles seja regida apenas dentro da escola. Até porque o professor tem limites a cumprir dentro do que se configura sua autoridade em sala de aula. Em casa, os pais devem impor hierarquia, ditar regras e definir as consequências caso algumas responsabilidades não sejam cumpridas pelos pequenos estudantes, assim como também devem reconhecer os esforços e elogiar as crianças pelos seus feitos. 

Por fim, é importante ressaltar que pais são humanos e têm limitações, logo, podem errar na forma de educar ou de ensinar algo em relação a atividades escolares. Mas isso não é motivo para deixar o filho de lado, com um dever de casa em branco, onde não foi aplicado o mínimo de esforço para ser realizado. Nesses casos, o ideal é trocar o compreensível sentimento de culpa pelo de responsabilidade compartilhada. Ou seja, de qualquer forma, pais e escolas juntos são um ótimo time.