A cultura de convergência a favor da Educação
No dia 1º de junho, comemoramos o dia da primeira transmissão de TV no Brasil. Falamos desse tema em nossas redes sociais e você pode conferir clicando aqui. Como você deve ter visto, resumimos um pouco da contribuição da TV no ensino à distância. Mas achamos muito interessante falar um pouco mais sobre a evolução dos métodos de ensino/aprendizagem no Brasil.
Você já pensou que a maneira como as pessoas aprendiam na década de 90, não é igual ao que aprendem hoje? A sociedade passou a agregar mídias e canais de comunicação em geral, como sites, podcasts e até redes sociais. Essas mudanças espelham como a sociedade vive hoje, sendo mais rápida na aquisição da informação, trazendo o desafio de transformar os fundamentos do processo de ensino/aprendizagem.
Do lado de cá, nós, da Miedu, sempre incentivamos novas formas de ensinar e aprender, principalmente quando falamos do campo digital da educação.
Hoje, a cultura de convergência é a melhor expressão da comunicação e interatividade. Ela retrata uma imagem da forma com que, culturalmente, estamos recebendo e fornecendo informações o tempo inteiro e por canais diferentes.
Muito além da TV, hoje temos tablets, notebooks, ebooks, audiobooks. Redes sociais, blogs etc. O tempo inteiro há um acesso imediato, com ou sem interatividade, mas sempre com informação. Para a Educação, as implicações desta convergência de meios e formatos digitais, consistem em admitir e praticar uma educação midiática que estimule o pensamento crítico e a participação social e com a integração de diversos estilos de aprendizagem, incluindo primeiramente os professores, claro.
Entre as tantas questões levantadas desde o começo do (inevitável) ensino híbrido, há esperança de que isso afetará positivamente a cultura escolar que estamos adaptados. Sim, há espaço para novas experiências (profissionais ou de aprendizado), assim como adotar uma cultura que acompanha o desenvolvimento tecnológico da humanidade. A nova geração precisa de uma força que transforma os processos de ensino e aprendizagem.
Não acha que está na hora de começar?