EAD, Educação, Internet

5 dicas para ajudar seu aluno a se preparar para o Enem em casa

Estudar em casa sempre foi um desafio para quem presta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas este ano, com a pandemia da Covid19, a rotina de estudos tornou-se ainda mais complicada: aulas presenciais interrompidas, conteúdos ficaram atrasados, as provas foram adiadas para o ano que vem… Muitos motivos afetaram a confiança e a rotina dos estudantes.

Nesse contexto, a orientação e estímulo dos professores são essenciais para que os alunos mantenham o foco e se adaptem a essa nova estratégia de estudo a distância. A Miedu elegeu cinco dicas para ajudar os educadores a prepararem os estudantes para o exame. Confere abaixo:

1 – Cronograma de estudos e rotina

Entre as maiores dificuldades no estudo em casa estão a constância e organização. Por isso, o educador auxilia seu aluno a montar um cronograma de estudos, dando prioridade às disciplinas que ele tem mais dificuldade e que têm maior peso para o curso desejado. Nesse cronograma, também é importante prever uma atenção especial para a prática da redação, já que o texto pode alavancar a nota do vestibulando.

2 – Local de estudo

Estimule os vestibulandos a estabelecerem um local de estudo, pode ser uma escrivaninha no quarto ou a mesa do jantar. O importante é que seja um lugar calmo e longe de distrações.

3 – Testar os conhecimentos

Utilize provas para testar as habilidades e conhecimentos dos estudantes. Podem ser questões de anos passados ou exercícios elaborados de acordo com o conteúdo programático do exame. Isso pode ser feito usando o Sonar Preparatório, uma solução Miedu que além dos simulados, disponibiliza formas para o aluno acompanhar seu desempenho e comparar com estudantes de todo Brasil.

4 – Atenção nas Atualidades

É comum que o Enem dê ênfase a temas atuais, principalmente na redação. Por isso, é de fundamental importância que os estudantes estejam atentos às principais notícias da atualidade. O educador pode provocar debates de assuntos atuais ou instigar a leitura de matérias sobre assuntos relevantes no Brasil e no mundo.

5 – Respeitar os limites

Com toda pressão envolvendo o exame, é comum que o estudante se cobre muito e fique enfadado. Ensine seu aluno a respeitar os limites e entender o momento de dar uma pausa para respirar. Às vezes, é mais benéfico que ele tire um fim de semana de folga, após uma semana cansativa de estudos. Afinal, a mente também precisa de descanso para manter o foco e o processo de aprendizado.