3 benefícios da aprendizagem colaborativa
Tecnologia, mídias sociais e plataformas educacionais on-line estão remodelando as escolas, as aulas, a lição de casa e a aprendizagem em si. A influência sobre a educação é forte e irrevogável, e o dia-a-dia dos professores e alunos está mudando rapidamente e para sempre. O comboio já tinha partido e agora são as plataformas de social learning (aprendizagem colaborativa) que oferecem uma viagem de primeira classe para a educação de nova geração.
O que faz social learning ser social?
Já faz algum tempo que os alunos descobriram as maravilhas da Internet. Os professores continuam lutando contra cópia e cola dos artigos da Wikipedia e das redações do Yahoo! Respostas. Por outro lado, os alunos mantém contato com seus educadores através de blogs e adoram videoaulas no YouTube que explicam os complexos problemas matemáticos. A conclusão, não propriamente chocante, é que se existe alguma dúvida ou problema, a solução muito provavelmente se encontra on-line.
O desafio nesse enorme banco de dados é descobrir um lugar que não só satisfaça as necessidades comuns dos alunos, mas também garanta a qualidade do conteúdo encontrado e a fonte educacional dele. Um lugar que una os alunos, os professores e todos os entusiastas da educação e proporcione um ambiente onde eles podem, livremente, compartilhar seu conhecimento e habilidades. Graças à gamificação disponível em muitas redes (por exemplo Khan Academy), os alunos podem estudar e resolver exercícios enquanto ganham emblemas, competem uns com os outros e são reconhecidos pela comunidade pelo bom trabalho que fazem.
A chave é uma comunidade ativa e engajada, uma multidão (crowd) que adiciona esse fator social à aprendizagem e cria… social learning.
Leia mais: http://bit.ly/1CPgE81